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 [Análise] Tomb Raider Underworld

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Jakerpot
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MensagemAssunto: [Análise] Tomb Raider Underworld   Qui Out 01, 2009 7:00 pm

Todas as sequelas tem uma missão difícil: ser melhor do que os seus anteriores. O caminho que Underworld tinha para percorrer para atingir essa missão não era fácil, Tomb Raider: Underworld é a sequela de Tomb Raider: Legends. Para quem não se lembra, Legends é o jogo que "ressuscitou" a série Tomb Raider, por isso as expectativas eram muitas e elevadas. A verdade é que Underworld quase que cumpre todas as expectativas.

Tomb Raider: Underworld apresenta-nos uma das melhores histórias de toda a série (e isto não é dizer pouco, visto que muitos TR têm histórias verdadeiramente surpreendentes). Continuando a história que nos foi apresentado em Legends, neste jogo Lara Croft continua a sua busca pela cidade lendária de Avalon, com a esperança de encontrar a sua mãe que supostamente foi levada para Avalon, onde pelo meio encontraremos personagens de outros jogos, como Amanda e Natla. Mas uma das coisas que surpreende na história de Underworld é a forma como a história começa... Pondo de lado os fantásticos cenários com que os TR normalmente começam, temos um nível em que vemos a mansão Croft em chamas e destruída, tudo isto enquanto tentamos fugir deste inferno... Pelo meio vamos ter muitas surpresas, as qual não vou contar para não estragar um dos melhores e mais complexos argumentos alguma vez feitos para um TR. Em termos cronológicos, Underworld é o último jogo na história, passando-se depois de Anniversary (o jogo traz um pequeno trailer que explica isso: primeiro Legends, depois Anniversary, e por último Underworld), e isso nota-se em Lara, que nos é apresentada um pouco mais velha, com algumas rugas a surgirem-lhe na testa (mas mesmo assim continuando muito sexy).

Mas Tomb Raider não é conhecido apenas pelas suas histórias (e também pela belíssima Lara), mas é também conhecido pelos cenários... Tomb Raider: Underworld é um excelente exemplo disso: em Underworld poderam encontrar alguns dos melhores cenários alguma vez incorporados num videojogo. Mas Underworld não vai ficar conhecido pelos seus cenários em selvas e ilhas nunca exploradas, mas sim pelos seus níveis dentro de água. Só existe uma palavra para definir estes níveis: "Espetacular". Nestes níveis normalmente temos de explorar varias estruturas submersas, e o nível de detalhe e de atenção com que estes níveis foram feitos prova que a equipa de produção queria deixar os jogadores de boca aberta: ao qual se pode dizer que conseguiram... Mas não só os níveis submersos nos deixaram a sonhar... Como sempre os cenários exteriores são excelentes, e com o melhoramento que o motor do jogo levou a nível gráfico, alguns podem nos deixar com a mesma reacção dos níveis dentro de água. Para além disso temos também alguns níveis internos que podem não ser tão esplendorosos como os exteriores, mas compensam essa falha com acção viciante e enérgica (existe, inclusive, um nível que fará os fãs de CoD4 relembrar a missão do barco), como o primeiro nível, que já foi referido...

A jogabilidade do jogo continua muito boa, mas com o senão de ter alguns bugs. Apesar de Lara Croft ter aprendido alguns truques novos desde Anniversary, a verdade é que muitos dos movimentos que podemos fazer no jogo podem correr mal (e às vezes muito mal). Ao tentarmos, por exemplo, saltar de uma plataforma onde Lara se está a agarra para outra, muitas vezes Lara executará mal a ordem e muito provavelmente saltará para trás... Mas este é apenas um exemplo entre muitos bugs que poderam encontrar ao longo do jogo, mas que para quem não se importa de repetir algumas sequências vezes e vezes até finalmente conseguir fazer o movimento pretendido, não deve influenciar a experiência do jogo. Um pormenor que este TR tem: finalmente dá para desligar a ajuda que o jogo nos apresenta, como, por exemplo, os ícones que identificam os objectos que podemos utilizar, etc. Isto contribui para a jogabilidade se assemelhe aos TR mais antigos, o que agradará certamente aos fãns mais antigos da série (e o que fará muitos jogadores andar às voltas por coisinhas simples).

Mas a jogabilidade não é a única coisa com problemas em Tomb Raider: Underworld. Apesar de todas as coisas boas que este jogo tem, a verdade é que tem também muitos problemas, alguns que deixam o jogador a pensar porque estavam corrigidos noutros TR (um aviso para os programadores do jogo: foi assim que a série começou a declinar, com problemas como estes). A camera do jogo é, em algumas partes, verdadeiramente irritante, não mostrando o que devia mostrar, ou simplesmente bloqueando (nem o jogador a consegue mexer com o rato); Lara muitas vezes parece que tem dificuldades em se agarrar a certos sítios; entre muitos outros problemas...

Tomb Raider: Underworld é um excelente jogo, obrigatório para todos os jogadores (principalmente para os fãns), em que só peca por ter bugs e problemas imperdoáveis para uma equipa que ressuscitou a série e já nos apresentou jogos como Legends e Anniversary... Com uma Lara mais madura e "velha" (não se assustem, eu garanto-vos que ela continua linda de morrer, como sempre fomos habituados), Underworld continua a trazer-nos excelentes aventuras e ainda mais excelentes cenários...

Gráficos - 8
Jogabilidade - 7.5
Som - 8.5
Valor - 8
Pormenores - 9

Nota Final: 8.2

Fonte: My Games

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